Como foi o 5º dia de Campus Party

Thiago Leifert visita a Campus Party para bate-papo descontraído

O jornalista e apresentador da Rede Globo Tiago Leifert foi uma das presenças marcantes no quinto dia de Campus Party. Assumidamente nerd, Leifert chegou ao evento na noite dessa sexta para um debate sobre o uso das mídias sociais nos eventos esportivos com os campuseiros, no palco Games da Party. Esbanjando bom-humor e dando bastante atenção aos fãs presentes, o apresentador não teve problemas para falar sobre temas polêmicos, como o movimento CALA BOCA GALVAO no Twitter. Leifert também falou sobre sua liderança à frente de um dos principais programas de esporte da Tv brasileira. “O esporte é, e sempre foi, entretenimento. Mas as emissoras não estavam tratando-o desse jeito. No nosso programa procuramos resgatar isso. Fazemos um programa para quem não gosta de futebol” (…) “ Ainda há muitos que acham que o nosso jeito de fazer jornalismo é errado, mas acredito que exista espaço para diferentes jeitos de se fazer, para diferentes públicos.”, foram algumas das frases do apresentador, que foi aplaudido por várias vezes até o fim do debate.

Podcasts são tema de oficinas e debates na Campus Party

Os podcasts já são ferramentas até antigas na internet, já existindo há quase 10 anos. No entendo, suas possibilidades criativas ainda podem ser bastante exploradas. Graças ao aumento da rede de banda larga no Brasil, cadê vez é mais fácil compartilhar esses arquivos de áudio pela rede.

Com o intuito de discutir as características de um bom podcast, como explorar seus recursos e como a ferramenta pode crescer independente de outras plataformas multimídia, alguns dos nomes de peso no podcast brasileiro se reuniram no palco Social Media da Campus Party nessa sexta. Os podcasters Alan Pollar, Eduardo Moreira, Mafalda e Léo Lopes apresentaram seus trabalhos e afirmaram que o podcast é uma plataforma que continuará viva na internet, apesar do crescimento de videocasts e outras multimídias, assim como o rádio não morreu com o nascimento do cinema e da TV.

Nesse mesmo palco, a Campus Party recebeu o podcaster Gustavo Guanabara preparou uma oficina para mostrar aos campuseiros quais os segredos de um bom podcast na prática.

Blogueiros do Jovem Nerd atraem grande público para o palco principal.

Uma das atrações que mais tem atraído o publico da Campus em todos os dias do evento é o podcast conduzido ao vivo pela dupla Alexandre Ottini e Deive Pazos, do blog Jovem Nerd. Responsáveis por um das maiores blogs de conteúdo geek da internet brasileira, os dois marcam presença em todas as edições do evento, até distribuindo autógrafos e tirando fotos com fãs pelo barracão do evento. A dupla já vinha realizando seu Nerdcast ao vivo em todos os dias no Social Media, mas nessa sexta foi uma das atrações principais do palco principal, arrancando risos e aplausos de uma multidão de nerds presente.

SWU na Campus Party

Além da liberdade e democratização de rede, a sustentabilidade também é um dos termos que movem a Campus Party. Esse ano, o evento contou com mais palestras e debates sobre TI verde e aproveitamento energético, inclusive com a presença de um dos nomes fortes no debate sobre sustentabilidade no mundo, o ex-vice presidente dos Estados Unidos, Al Gore.

Nessa sexta, foi a vez de Juliana Wallauer, coordenadora geral do SWU, evento realizado em Itu e que teve como lema s sustentabilidade, falar com os campuseiros. No palco, uma discussão sobre o festival, as intenções e os resultados obtidos. Juliana defendeu o SWU como não sendo um evento político, e o colocou como referência de aprendizagem para projetos semelhantes pelo mundo. A palestrante ainda abortou temas polêmicos: “A coisa méis legal que fizemos de sustentabilidade, foi mal vista”, Juliana sobre o preço alto cobrado no estacionamento do SWU.

Campuseiros tentam bater recorde mundial

Na Campus Party é bastante comum observarmos situações esquisitas e inusitadas. Uma delas aconteceu na tarde dessa quinta, quando mais de mil campuseiros se juntaram na arena do evento usando roupão de banho para bater o recorde do maior número de pessoas de roupão num mesmo lugar.

Ainda não há confirmação se o grupo conseguiu quebrar o atual recorde registrado, que é de 900 pessoas no mesmo ambiente. No entanto, conseguiram chamar a atenção e entrar para a lista dos fatos mais curiosos do evento.

Mais chuva e nova queda de energia

A chuva forte que voltou a cair em São Paulo continuou a atrapalhar a Campus Party. Mais uma queda de energia, dessa vez de apenas 10 minutos, interrompeu o desenvolvimento das atividades no final da tarde dessa sexta. Felizmente, dessa vez os geradores foram acionados rapidamente, e a conexão de internet sequer chegou a ser cortada.

No entanto, outros problemas causados pelas chuvas puderam ser observados pelo evento. Não foram raras as goteiras e poças da água que se formaram, tanto na arena quando na área de acampamento do evento. Alguns campuseiros usaram a criatividade até para montar abrigos para os seus equipamentos, usando guarda-chuvas e toalhas.

Anúncios

Sobre João Paulo

Data Intelligence na Ogilvy. Bacharel em Comunicação Social - Midialogia pela UNICAMP. Me dedico à compreensão, planejamento e execução de estratégias de comunicação em plataformas de mídias sociais. Leio muito sobre sobre Social Media e Transmedia Storytelling. Ver todos os artigos de João Paulo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: