Campus Party

Os posts sobre a Campus Party foram feitos por mim especialmente para o site www.itu.com.br. Resolvi publicá-los no meu blog também.

Começa em São Paulo o maior evento de tecnologia do mundo.

O maior evento de comunicação e tecnologia do mundo, a Campus Party, teve sua abertura oficial na última segunda, dia 17. O encontro, realizado no Centro de Exposições Imigrantes em São Paulo, reúne público recorde de mais de 6.300 pessoas, que durante seis dias contarão com inúmeras horas de oficinas, palestras, campeonatos de games e debates. Tudo é claro, com livre acesso à internet em cabos de fibra ótica, possibilitando o máximo da tecnologia de transmissão de dados para que os campuseiros, como são chamados os visitantes da Campus Party, tenham liberdade para compartilhar conteúdos e experiências.

A Campus Party apresenta uma estrutura de cidade grande. São mais de 3.000 barracas no acampamento, duas arenas gigantes para comportar todas as atividades, incluindo uma área reservada para exposição de estandes das empresas patrocinadoras, mais de 5.000 pontos de conexão à internet de banda larga, um restaurante, banheiros e chuveiros instalados especialmente para o evento.

O primeiro dia não foi fácil para os mais de 3.000 visitantes que tinham vaga no acampamento do Campus Party e tiveram que agüentar longas filas de até 9 horas, debaixo e sol e chuva, até que passarem pelo rigoroso processo de cadastramento no evento. Não faltaram reclamações dos visitantes que, através do Twitter, criticavam as filas demoradas e falavam de falhas na organização. Mas nem mesmo a demora pareceu desanimar os visitantes, que após entrarem já lotavam o salão principal para a cerimônia de abertura.

Segundo Dia

Nessa terça-feira tiveram início as primeiras atividades montadas para os campuseiros. Também foi dia das primeiras presenças ilustres, como a do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que atendeu aos jornalistas num estande montado pelo Governo do Estado.  Poucos minutos antes dele chegar, a senadora pelo estado do Acre e ex-candidata à presidência, Marina Silva, chegou ao evento para participar de um debate sobre do uso das redes sociais nas eleições de 2010.

Mas o momento mais aguardado pelo público no segundo dia de Campus Party teve início quando subiram ao palco o ex-vice presidente dos Estados Unidos, Al Gore, junto a Tim-Berners Lee, o cientista que criou o “WorldWideWeb”. E toda a expectativa gerada teve resposta. Com um discurso cheio de frases de impacto e a favor da liberdade na internet, eles levaram ao delírio o público que se amontoava em frente ao palco principal. “Defendam a internet, não deixem ela ser controlada por governos ou empresas”  (…) “A revolução digital, pacífica e não-violenta promovida pela internet é a forma mais poderosa de mudar o mundo”, exclamou orgulhoso Al Gore, sendo aplaudido por várias vezes antes de deixar o palco.

Mas antes de terminar, o segundo dia reservava problemas para os campuseiros. A forte chuva que atingiu São Paulo no final da tarde fez com que a energia e a conexão de internet caíssem por mais de uma hora. Parte dos campuseiros protestou, enquanto outros levaram tudo na brincadeira, e organização uma procissão para ‘Santa Banda Larga’ no salão do evento. O ocorrido ainda atrasou algumas das atividades marcadas para a noite.

Até o encerramento do evento no próximo sábado serão dezenas de atividades preparadas, além de outras presenças ilustres. Tudo pode ser acompanhado ao vivo pelo streaming no site oficial do evento, e pelo Twitter, pelas tags #cpbr4 e #cpbrasil.

Anúncios

Sobre João Paulo

Data Intelligence na Ogilvy. Bacharel em Comunicação Social - Midialogia pela UNICAMP. Me dedico à compreensão, planejamento e execução de estratégias de comunicação em plataformas de mídias sociais. Leio muito sobre sobre Social Media e Transmedia Storytelling. Ver todos os artigos de João Paulo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: