Projeto em Fotografia

Falta ainda 1 ano para terminar minha graduação na UNICAMP, mas já entreguei 3 dos meus 4 projetos de conclusão de curso. Meu Projeto em Fotografia foi entregue no começo de dezembro, mas só agora resolvi vir aqui e falar um pouco sober ele.

Minha idéia incial era bastante simples: produzir uma série de fotografias sobre o tema ‘Esporte’. Procurar fazer imagens bastante representativas, explorando as emoções dos atletas que transparecem em momentos de traino ou competição. Produzir, acima de tudo, imagens belas esteticamente,  diferentes do simples fotojornalismo.

Tive que lidar com as limitações do equipamento, todo fornecido pelo Departamento de Multimeios da UNICAMP, que não é lá essas coisas. Além disso, o tempo foi um fator que insistia em atrapalhar o projeto, já que ele não era minha única obrigação na faculdade.

As fotografias foram todas feitas em Campinas/SP, basicamente em dois lugares: na FEF (Faculdad de Educação Física-UNICAMP) e na Lagoa do Taquaral. Na pós produção, bastante edição com o Photoshop CS5. Não me preocupei tanto em criar uma linguagem em comum todas as fotos, devido à falta de tempo e à constante instabilidade das situações fotografadas, já que muitas vezes eu não sabia o que iria encontrar quando saía para fotografar.

A maior dificuldade veio no final, quando apenas uma semana e meia antes da data final para entrega tive problemas com meu HD e acabei perdendo metade das fotos. Entre as fotos perdidas, um ensaio feito num jogo válido pela Liga Paulista de Basquete e outro feito durante a 1ª Volta Ciclística da UNICAMP. Não consegui recuperar as fotos, de modo que acabei tendo que utilizar algumas fotos que haviam sido deixadas de lado para montar o portfólio final.

Considerando todos os contratempos, o resultado me agradou bastante. 🙂 Ainda sou inciante na fotografia, mas agora tenho metas de comprar minha primeira câmera semi-profissional em 2011. É uma das metas desse ano.

O Projeto completo esta no álbum do

 

Sobre João Paulo

Data Intelligence na Ogilvy. Bacharel em Comunicação Social - Midialogia pela UNICAMP. Me dedico à compreensão, planejamento e execução de estratégias de comunicação em plataformas de mídias sociais. Leio muito sobre sobre Social Media e Transmedia Storytelling. Ver todos os artigos de João Paulo

Uma resposta para “Projeto em Fotografia

Deixe um comentário

