O Melhor da Web em 2010

Já é tradição que vários blogs e sites façam todo tipo de retrospectiva assim que um ano chega ao fim. É o momento ideal para relembrarmos fatos importantes e fazermos uma seleção daquilo que de melhor apareceu, e que poderá servir como inspiração ou referência para 2011. Resolvi também fazer a minha lista do que de melhor em vi em 2010 na internet: Virais, campanhas, idéias, talentos da web, enfim. Uma lista organizada, só que misturada. Espero que vocês curtam e contribuam com comentários e lembretes de outras coisas que eu possa ter esquecido. 🙂

Me desculpem pelo post relativamente longo.

Virais no Youtube:

O brasileiro gosta muito de ver vídeos online. Vemos em média 3 BILHÕES deles por mês, sendo a maioria deles de humor. Nessa lista eu juntei campanhas, videos caseiros, todo tipo de vídeo que teve milhões de views no Youtube, sendo nacionais ou internacionais. Lembrando que esta não é uma lista dos vídeos mais assistidos, é uma lista pessoal dos vídeos que eu mais gostei.

A Hunter Shots a Bear!

A coisa mais criativa e original que eu vi no Youtube em 2010. Ajude o caçador a dar um final mais feliz para o urso. Tente kiss, get drunk with, dance, smoke, e curta cada final. Um produto tradicional que fez algo inovador nessa nova plataforma.

Old Spice – The man your man could smell like

Uma campanha de cosméticos para homens, só que voltada para o público feminino. Aos invés de dizer para os homens como eles devem cheirar, a propaganda diz para as mulheres como os seus homens devem cheirar. O resultado foi uma campanha criativa, premiada em Cannes.

Embrace Life

Uma criativa e emocionante campanha para estimular as pessoas a usarem o cinto de segurança.

The Puma Hardchorus

Muitos homens muitas vezes precisam escolher entre suas esposas/namoradas ou futebol em pleno dos dos namorados. Essa campanha da Puma incentiva os torcedores a lembrarem à sua outra metade como eles se sentem.

Nike – Write the Future

A Copa da Afric foi a primeira a ser acompanhada em massa também pela internet. E isso nos reservou ótimos, como esse viral da Nike com a presença de vários dos maiores astros do futebol atual.

Clean Your Balls

Mais um vídeo feito especialmente para bombam na internet. Dessa vez é a campanha da Axe, cheia de mensagens com duplo sentido, que bombou no Youtube.

Natal Digital

Um vídeo sobre internet, para a internet, especialmente para fisgar os milhões de internautas que já são usuários frequentes das redes sociais. Esse vídeo, feito por uma agência portuguesa, imagina um pouco como seria o nascimento de Jesus no ano 2010.

Bed Intruder Song

Começou como uma reportagem para uma TV estadunidense, e nas mãos do pessoal da “Auto-Tune the News” se tornou o maior viral do Youtube em 2010. O sucesso foi tão grande que a música chegou ao 3º lugar de parada de R&B e Soul do iTunes e ao 89º lugar da Billboard Hot 100. Teve até banda fazendo cover.

Giant Double Rainbol

Você ficaria tão animado assim só por ver um arco-íris duplo? Esse cara ficou, e teve mais de 22 milhões de visualizações no Youtube.

Logotipo da Copa Epic Fail


Não é segredo que o logotipo apresentado pela CBF para a Copa do Brasil de 2014 não agradou ninguém. Fiz até um post falando sobre isso. O logo é tão ruim que rendeu esse vídeo, e virou um dos assuntos mais comentados no Twitter.

Cala Boca Galvão


A maior piada interna da história. Um video que dispensa apresentações. O viral foi tão forte que o “Cala Boca Galvão” marcou presença nos TT brasileiro e mundial do Twitter durante várias semanas.

Santander – Tudo é Referência

Foi o vídeo de lançamento do canal do Santander no Youtube. Simples,  que nem chegou a ter milhões de acessos, mas objetivo e criativo. Um dos vídeos mais legais que eu ví em 2010.

Islandeses comemorando o gol

Jogar bem garanto que eles não jogam. Mas no quesito criatividade o pequeno time da Islândia é imbatível. Nesse vídeo eles conseguiram mais de 3 milhões de acessos. E detalhe: eles perderam esse jogo.

Dunga em Um Dia de Fúria

Mais um vídeo proporcionado pela Copa da África, e principalmente pelo fiasco da seleção brasileira. Virou um dos assuntos mais falados no Twitter nos dias pós-eliminação.

Big Bang Big Boom

Meses de trabalho, muita tinta e, principalmente, muita criatividade. Esses foram os elementos usados para fazer esse stop-motion, que mostra um novo olhar sobre a história da vida do ser humano.

Ok Go – White Knuckles


O único videoclipe musical da minha lista. Nem gosto tanto da banda ou da música, mas achei o vídeo simplismente sensacional. A idéia foi da banda Ok Go, e teve quase 1 milhão de views por dia nos dias após seu lançamento no Youtube. A banda resgatou cachorros treinados de canis e filmou o video de uma vez só (depois de 72 takes)

Campanhas em Mídias Sociais

Essa lista se confunde um pouco com a lista anterior. Mas lá eu quis mostrar os vídeos, e aqui pretendo falar um pouco das ações de alguns deles nas Mídias Sociais.

2010 foi o ano das Mídias Sociais no Brasil e no mundo. Já são mais de 9,5 milhões de usuários no Twitter e no Facebook, que seguem apenas atrás do Orkut e do Youtube, que seguem como as Mídias Sociais mais populares, pelo menos por enquanto. As Mídias Sociais também já se tornaram há muito tempo um terreno fértil para campanhas interessantes. Essas foram algumas das melhores de 2010.

Cruz Vermelha Haitiana

Em janeito, um terremoto de 7 graus na escala Richter deixou mais de 230 mil mortos e milhares de feridos. Para ajudar na reconstrução do país, a Cruz Vermelha Haitiana lanço uma campanha no Twitter. O usuário que quisesse ajudar poderia usar a hashtag #HAITI e assim doava US$ 10, debitados em sua conta telefônica. Em pouco mais de um mês a campamnha saiu do Twitter e foi parar na televisão, arrecadando mais de US$ 32 milhões.

Coca Cola – A Máquina da Felicidade

Uma campanha um pouco diferente da primeira, lançada na internet em janeiro, e que rapidamente se tornou um sucesso nas redes sociais. A Máquina da Felicidade da Coca Cola foi mais uma idéia inspirada na Teoria da Diversão, segundo a qual até as ações mais simples e chatas podem se tornar inesquecíveis se feitas de um jeito divertido. A idéia era mostrar para as pessoas que a diversão é um dos caminhos mais fáceis para gerar mudanças na vida de uma pessoa.

Old Spice

Pela segunda vez na minha lista, dessa vez pela ótima idéia lançada nas mídias sociais. Além dos vídeos, protagonizados por Isaías Mustafa, que bombaram no Youtube, a empresa criou um perfil para o personagem, que respondeu perguntas dos usuários pelo Twitter e até através de vídeos individualmente.

Pepsi Refresh

Ao invés de investir em publicidade tradicional, a idéia do projeto era investir US$ 20 milhões para contribuir com causas sociais. Para isso a Pepsi contou com a ajuda de pessoas comuns. Quem quisesse participar da ação deveria mandar alguma idéia capaz de melhorar a vida e a sociedade para o site, defendendo também alguma instituição que merecesse ajuda para botar a idéia em pratica. As melhores idéias foram comtempladas com prêmios que variavam de US$ 5 mil até US$ 50 mil.

Heineken – Beber e Dirigir


Faz tempo que a Heineken virou sinônimo de sucesso nas Mídias Sociais. A empresa mostrou uma cara jovem, entendeu que seu consumidor estava na internet e soube se comunicar com ele. A empresa também vem avançando no Brasil, onde o valor de sua marca cresceu mais de 50%, e onde vem investindo cada vez mais em publicidade e até patrocinando eventos, como o SWU. Mas a campanha da vez foi lançada no esterior mesmo, com o lançamento desse vídeo suave, descontraído, e ao mesmo tempo sério.

Murphy USA

Murphy é uma rede de postos de gasolina estadunidense que em parceria com a Warner Bros e a Whrrl, uma rede de geolocalização pouco conhecida, lançaram uma interessante campanha nas redes sociais. Para participar, os consumidores precisavam fazer check in no Whrrl em qualquer um dos postos da rede, e assim poderiam ganhar ingressos, descontos e prêmios relacionados aos filmes da Warner.

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Sobre João Paulo

Data Intelligence na Ogilvy. Bacharel em Comunicação Social - Midialogia pela UNICAMP. Me dedico à compreensão, planejamento e execução de estratégias de comunicação em plataformas de mídias sociais. Leio muito sobre sobre Social Media e Transmedia Storytelling. Ver todos os artigos de João Paulo

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