Projeto de Fotografia na área

Já estou partindo oficialmente para meu 3º projeto na Midialogia/UNICAMP. Terei a chance de retomar uma prática que tive nos 3 primeiros semestres e que não andei estudando/praticando por um bom tempo: a Fotografia. Não parece, mas essa é sim uma das minhas áreas que eu mais curto nesse curso, só que não como profissão, mas como um hobbie, algo que me interessa e me dá prazer.

Como tema para esse projeto escolhi: Fotografia de Esporte. Esse é de fato um tema simples, algo com o qual nosdeparamos todos os dias em jornais. No entanto quero fugir do fotojornalismo e buscar imagens que vão além dele. Imagens bastante representativas de uma série de esportes, mas que sejam plasticamente interessantes e acima de tudo, mostrem os atletas, suas expressões, seus sentimentos. O esporte é feito por pessoasmais do que por estádios ou pistas de concreto. É nas pessoas que eu deposito o meu interesse. Não só nos atletas, mas também nos torcedores, técnicos, e todos os envolvidos com o evento esportivo em questão.

Fotografar esportes envolve ter um olhar apurado, reconhecer os momentos importantes e decisivos e ter bom domínio do equipamento. É preciso sensibilidade tanto para conseguir capturar momentos estaticamente agradáveis, quanto para explorar os rostos dos atletas para registrar momentos de esforço, superação, tensão ou alegria.

Não quero gerar falsas expectativas. Sei que é um tema difícil, sei das limitações minhas e principalmente do meu equipamento, sei que vai ser foda. Mas a principal lição que aprendi na universidade foi me virar com o que eu tenho em mãos, e tentar extrair o melhor possível.

Quero colocar realismo nessas imagens, por isso nada de fotos posadas ou em estúdio. Não há como recriar a mesma tensão que há nas competições dentro de um estúdio. E consequentemente não tem como conseguir o mesmo impacto.

Nos próximos meses irei atrás dos atletas em treinos e competições de futebol, vôlei, basquete, atletismo, luta e automibilismo nas cidades de Campinas, Porto Feliz, Sorocaba e Itu, que são as cidades por onde eu ando. Bem que eu queria ir além disso, mas nem só de fotografia vive o midiálogo.

Conforme o projeto for caminhando pretendo escrever mais aqui. Os primeiros resultados, as primeiras cagadas,.. Dessa vez estou muito afim de levar esse projeto bem a sério, mesmo que seja 50% diversão.

Claro que andei caçando referências pela web, né!? Até agora dois fotógrafos me chamaram demais a atenção, e recomendo você darem uma olhada nas imagens de Bob Martin e Donald Miralle. Também tem muita coisa bacana de fotógrafos profissionais e amadores no grupo Sports Photography no Flickr.

As quatro fotografias neste post são dos fotógrafos Bob Martin e Donald Miralle, belê? As minhas, quanto eu tiver alguma, talvez você veja no meu Flickr, mas enquanto não tem dá uma pescoçada nas que estão lá.

Sobre João Paulo

Data Intelligence na Ogilvy. Bacharel em Comunicação Social - Midialogia pela UNICAMP. Me dedico à compreensão, planejamento e execução de estratégias de comunicação em plataformas de mídias sociais. Leio muito sobre sobre Social Media e Transmedia Storytelling. Ver todos os artigos de João Paulo

Deixe um comentário

