A mágica da Coca-Cola

Nos últimos meses passei a me interessar bastante por publicidade e marketing, sendo que penso até mesmo em fazer uma nova faculdade nessa área daqui 1 ano e meio, quando terminar o curso atual. Enquanto isso, tive hoje minha primeira aula de uma disciplina chamada Publicidade e Marketing aqui na Midialogia. Para não perder o costume o professor faltou (isso se existe algum professor)… então vim pra cá.

Mas isso não importa. Vim aqui hoje para falar da marca que mais me fascina com seus campanhas publicitárias, suas estratégias de marketing, seus virais na internet, que é a COCA-COLA.

Claro que não há como falar da publicidade da Coca-Cola em apenas um texto. Ao invés de me arriscar a falar do que não sei com bem e é muito amplo, afinal não sou publicitário e muito menos designer, resolvi apenas compartilhar alguns links de alguns virais da Coca-Cola fantásticos que bombaram nas últimas semanas.

Pra começar, se você curte publicidade é quer entender um pouco mais o que pensam os estrategistas das camanhas da empresa, dá um olhada nas 4 Regras de Ouro da Coca-Cola para Mídias Sociais.

Sabe o Papai Noel? Pois é! Ele foi concebido do jeito que é conhecido hoje (um velhinho de barba branca que se veste da cor da Coca-Cola) pelo ilustrador americano Haddon Sundblom ao ser convidado pela Coca-Cola para desenvolver a sua campanha de Natal de 1931. Aqui você pode ver algumas das campanhas da Natal da Coca-Cola desde então.

O design da Coca-Cola contribuiu muito para o posicionamento da marca no mercado, desde os tempos do xarope de gripe até hoje (aliás, só uma curiosidade.. sabia que no seu surgimento a Coca-Cola era VERDE? O.o)

Bom, dá uma olhada nessa coleção com dezenas da cartazes publicitários da Coca-Cola de todos os tempos.

Mas agora vamos ao que me interessa. Quero mostrar aqui 3 campanhas recentes da Coca-Cola que me impressionaram recentemente. O primeiro é um video mostrando um enorme painel na forme de um grande “Ola” que foi colocado no metrô de São Paulo durante a #WorldCup. Irado!

Pra comemorar o dia do amigo do último dia 20 de junho, a Coca-Cola colocou na Argentina uma supervendingmachine com 3 metros de altura. A sacada é que a pessoa só conseguiria apertar o botão da máquina para comprar a Coca-Cola com a ajuda de 2 amigos para dar uma forcinha. Isso além do tradicional “leve 2 e pague 1″. Como não poderia deixar de ser, as imagens bombaram na internet. Palmas pra Ogilvy Argentina que teve essa sacada de mestre.

Essa máquina da amizade me lembrou a Máquina da Felicidade, inspiração da Teoria da Diversão da Volkswagen. A idéia era de uma máquina de vendia ‘felicidade”, surpreendendo as pessoas que paravam nela apenas para comprar um refrigerante e acabaram recebendo muito mais de presente. O vídeo criado pela Coca-Cola para mostrar a idéia teve mais de 2 milhões de views no Yotube.

Dá uma olhada alí embaixo. Recomendo.

Bom a idéia hoje era realmente apenas de compartilhas um pouco dessas campanhas bacanas da Coca-Cola. Talvez, se eu seguir realmente estudando nessa área esse seja um tema de pesquisas mais aprofundadas. Enquanto eu não tenho tempo pra isso, fica por isso mesmo, por hoje.

Anúncios

Sobre João Paulo

Data Intelligence na Ogilvy. Bacharel em Comunicação Social - Midialogia pela UNICAMP. Me dedico à compreensão, planejamento e execução de estratégias de comunicação em plataformas de mídias sociais. Leio muito sobre sobre Social Media e Transmedia Storytelling. Ver todos os artigos de João Paulo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: