Vergonha Ferrari – Reloaded

Cheguei a imaginar que jamais veria novamente aquela cena do GP da Áustria de 2002, quando o brasuca Barrichello liderava a prova (aliás, depois de uma bela corrida) e a Ferrari deu a ordem para que ele entregasse a posição de bandeja para o alemão Schumaccher, companheiro de equipe e favorito do chefe. Assim ele o fez e de maneira escandalosa, na última volta da corrida, pra deixar bem claro o seu descontentamento.

Pois é, doce ilusão minha… Na manhã de hoje fomos surpreendidos novamente com a mesma ordem saindo dos boxes da equipe italiana. Dessa vez eles ainda tentaram disfarçar dizendo: “Felipe, o Alonso está mais rápido que você. Confirme que você entendeu a mensagem”. Em outras palavras: “abaixe a orelha, ponha o rabo entre as pernas e deixe o espanhol passar”. Não demorou muito e lá estava Alonso em primeiro lugar. E pronto! O processo de barrichelização do Felipe Massa foi concluído com sucesso!

Bom, é verdade que Massa é um funcionário da empresa e corre pela sua equipe. Aliás, equipe essa que tem como patrocinador o banco espanhol Santander (da mesma nacionalidade de Alonso). Mas isso não tira o fato de que a escolha de Felipe Massa foi covarde, pois além de funcionário ele é competidor, e carrega consigo a bandeira brasileira, que apareceu hoje no pódium um pouco mais baixa do que deveria. Massa teve chance de fazer história, de mostrar o peso do seu nome, mas não, se curvou diante dos mais fortes e mostrou que é apenas mais um piloto, totalmente dispensável.

Sabe quando AYRTON SENNA deixaria alguém passar por ele por uma ordem da equipe? NUNCA!  Ahh, mas Senna nunca recebeu uma ordem desse tipo! Claro que não, por que ele estava sempre na frente. Nessa manhã então Senna deve ter dado um duplo twist carpado no túmulo.

Nas palavras de Eddie Jordan: “Foi ilegal e foi roubo. Eles nos roubaram a chance de ter uma disputa roda-a-roda entre pilotos. A Ferrari deveria ter vergonha”

Mas onde é que fica o Esporte? Onde é que fica a competição? Por que sim, a Fórmula 1 mesmo com toda a grana envolvida é uma competição. Qualquer ato que atrapalhe a competitividade é uma falta de respeito com o público que vai até o autódromo, com as milhões de pessoas que param no mundo todo para assistir a corrida e torcer, para com as outras equipes, e para o próprio termo “Fórmula 1”

É revoltante perceber que os representantes da Ferrari acham que nós torcedores somos burros, ao tentar tirar o cavalinho da chuva, dizendo que “nós só avisamos que o Alonso estava mais rápido”

E depois ainda há quem fique puto quando toram sarro com os brasileiros. O que Stallone diria numa hora dessas, que no Brasil a gente pede pra ultrapassar, eles deixam, agradecem, e ainda dizem: “tome este macaco”.

Eu já disse várias vezes que torço muito para o Felipe Massa e para todos os pilotos brasileiros. Inclusive sou fã da Farrari declarado, tanto quanto sou fã da categoria. A paixão pela categoria não sei abalada de jeito nenhum, já o respeito pela equipe e pelo piloto vai lá pra baixo. Quem se saiu bem? Somente Alonso que recebeu de brinde uma vitória, tomou fôlego no campeonato e no fim das contas não teve responsabilidade nenhuma nessa palhaçada toda.

Coincidentemente um tema que eu havia abordado no post anterior voltou sem querer nesse: a crítica a falta de respeito ao esporte e a competição. Começo a achar que isso foi sempre uma ilusão, seja lá em qual esporte for, mas espero estar errado.

Só um último comentário: U-A-U, 5 posts em 8 dias! Tô orgulhoso.. ou muito ocioso.

Have a nice day, folks!

Anúncios

Sobre João Paulo

Data Intelligence na Ogilvy. Bacharel em Comunicação Social - Midialogia pela UNICAMP. Me dedico à compreensão, planejamento e execução de estratégias de comunicação em plataformas de mídias sociais. Leio muito sobre sobre Social Media e Transmedia Storytelling. Ver todos os artigos de João Paulo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: