Fecham-se as cortinas e calam-se as vuvuzelas…

Óntem chegou ao fim a 19º edição da Copa do Mundo. E que Copa, hein!? .. Nesses 30 dias de jogos vi e ouvi muita gente criticando, falando de poucos gols, pouca emoção… papo de quem só acompanhava a Copa pelos noticiais no final do dia.

Pra mim, essa foi a melhor Copa que eu já vi. Vi 5 (1994, 1998, 2002, 2006 e 2010), já que na de 1990 eu preferia assistir o Tom e Jerry. Também nunca tive chance de acompanhar os jogos com tanta frequência. Sim, eu tinha várias coisas pra fazer, estava em final de semestre e tal. Mas com horários bem flexíveis que me permitiram acompanhar quase todos os jogos.

A impressão que fica foi ótima, mesmo com a má campanha da nossa seleção, que aliás já era prevista faz muito tempo. Lembro de ter visto jogos incríveis. Quer só alguns? Pois bem: o gol dos Estados Unidos na vitória sobre a Argélia no último minuto, México e Uruguai fazendo um jogo fantástico, a vitória da Eslováquia contra a Itália, o gol de Gana na prorrogação, eliminando os Estados Unidos, a goleada da Alemanha sobre a Inglaterra, o vitória da Espanha sobre o Paraguai com direitos e dois pênaltis perdidos, o LINDA goleada da Alemanha sobre os hermanos argentinos, a vitória da Espanha sobre a Alemanha que levou os espanhóis pra final inédita…. e a seleção mais legal da Copa, que protagonizou 3 dos melhores jogos, incluindo o melhor de todos eles: o Uruguai, que fez pelo menos 3 grandes jogos contra Alemanha, Holanda, e o jogo que me fez falar ‘É POR ISSO QUE EU AMO FUTEBOL’.. Uruguai x Gana.

Se você não é fã de futebol, ou só acompanha a Copa porque afinal de contas é brasileiro, talvez você não entenda toda essa paixão pela Copa que eu tenho. Pois eu adoro, e muito. Tanto que é até difícil explicar esse sentimento por palavras aqui, eu queria escrever muito mais, mas não dá, não consigo.

Mas me fala se não é emocionante ver aquela arquibancada cheia, ver as torcidas cantando hinos e músicas ao invés de uma lista de palavrões, ver jogadores que se emocionam após uma vitória ou uma derrota, ou mesmo durante a execução do hino como chegou a acontecer várias vezes nessa Copa,… Até com as vuvuzelas deu pra acostumar.

…tá, também não tanto assim.

Outra coisa que merece ser comentada: pela primeira vez eu acompanhei a Copa junto as pessoas na internet, pelo Twitter e por outras redes sociais. E lá eu pude ver novas opiniões, brincadeiras, e perceber o quanto esse evento mexe com as pessoas ao redor de todo o mundo. Um exemplo disso foi o SENSACIONAL “CALA BOCA GALVÃO”, a maior piada interna da história. E na mídia em geral também o Polvo Paul, o pé-frio Mick Jagger, a Central da Copa com Tiago Leifert,.. porque futebol é também entretenimento. Tirar um pouco o peso desse aspecto sério do futebol com coisas como essa é essencial, pois ajuda a fazer com que pessoas que não tem o costume de acompanhar futebol passem a acompanhá-lo, afinal o futebol é alegria, e não só tática, dinheiro e pancadaria.

Bom, pra fechar bem esse assunto com o mínimo de linhas possível, tá aí uma galeria do El País com as 50 imagens marcantes do mundial: http://migre.me/Wp6u – Vale o clique.

Até a Copa do Brasil! Que seja ainda melhor que essa, e que aquele logo horrível seja substituído à tempo.

Sobre João Paulo

Data Intelligence na Ogilvy. Bacharel em Comunicação Social - Midialogia pela UNICAMP. Me dedico à compreensão, planejamento e execução de estratégias de comunicação em plataformas de mídias sociais. Leio muito sobre sobre Social Media e Transmedia Storytelling. Ver todos os artigos de João Paulo

Deixe um comentário

