Senna, 50 anos.

Sou um cara que tem poucos ídolos. São poucas as pessoas, famosas ou não, que acredito conhecer o bastante pra usar como um modelo de pensar ou fazer as coisas. Ayrton Senna da Silva é um dos poucos que eu considero assim.

As memórias mais antigas que eu tenho de Senna são dos meus 3 ou 4 anos, quando eu sabia que todo, ou quase todo domingo peçla manhã era hora de ver o Senna ganhar. Claro que eu naquela idade não tinha saco pra assistir uma corrida de F1, e nem entendia como aquilo funcionava. Eu ficava fazendo outras coisas na frente da TV e depois via que o Senna ganhava um troféu por que chegou na frente de todo mundo… esse era o meu limitado entendimento.

Hoje eu conheço muito bem a trajetória de Senna. E sei, através de todo tipo de registro, quem aquele cara era. O bastante pra admirá-lo como poucas pessoas. E eu não vou falar aqui do ídolo que carregava a bandeira do Brasil, que foi talvez o maior piloto de F1 de todos os tempos.. pois esse é o cara que todos conhecem. Creio que ele trouxe um sentimento de orgulho para todo brasileiro, não apenas por ser o mais rápido, mas porque o grande campeão era brasileiro e era um exemplo de ser humano pra qualquer pessoa.

A mensagem que Senna deixou é simples. E mesmo sendo tão simples ainda é muito difícil de se botar em prática para a maior parte das pessoas. É achar algo que te faz feliz e fazer, sem esperar que a vida te aconteça. E tentar dia após dia ser o melhor naquilo. E não parar mesmo que tudo aponte pra outro caminho. Se você tem certeza daquilo que quer, e de onde quer chegar, não tem nada que possa te parar.

.

“Sou um jovem que sacrificou muito de sua própria existência para as corridas. Penso nesta profissão desde que eu era criança; dei tudo de mim e acho que a amo mais que qualquer outro. Por isso, até quando estiver correndo o farei somente para vencer. Só pararei no dia em que perceber ter andado um décimo mais lento do que poderia.”

“Quando você não está feliz, é preciso ser forte para mudar, resistir à tentação do retorno. O fraco não vai a lugar algum.”

“Meu sonho não tem fim, e eu tenho muita vida pela frente.” (1991)

Tudo se resume em uma palavra: DETERMINAÇÃO!!!

PARABÉNS, CAMPEÃO!!

Vale ler isso também:

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Formula_1/0,,MUL1537726-15011,00-AYRTON+SENNA+ANOS+EM+CINCO+HISTORIAS.html

http://esporte.ig.com.br/grandepremio/formula1/2010/03/21/video+jornalista+e+pilotos+comentam+peculiaridades+da+carreira+de+senna+9434815.html

Sobre João Paulo

Data Intelligence na Ogilvy. Bacharel em Comunicação Social - Midialogia pela UNICAMP. Me dedico à compreensão, planejamento e execução de estratégias de comunicação em plataformas de mídias sociais. Leio muito sobre sobre Social Media e Transmedia Storytelling. Ver todos os artigos de João Paulo

Deixe um comentário

