Virei palestrante…

Pois é, caro leitor/amigo. Parece estranho mas foi quase exatamente isso que aconteceu. No último dia 8 de outubro, eu, ao lado do meu fiel comparsa Gabriel Ishida fomos até a longínqua e misteriosa cidade de Rio Claro/SP para realizar uma oficina com o tema “Os Jovens e as Novas Mídias”.

Você deve estar se perguntando: como diabos esses dois midiálogos campineiros conseguiram isso?? Pois é, o convite veio em maio desse ano (que eu me lembre hehe) de uma grande amiga e futura bixete da Unicamp, a Larissa (Oi, Lari =D). É claro que eu tive receio num primeiro momento, receio de ir lá e falar um monte de bobagem. Eu já faço isso aqui em Campinas, pra que espalhar pra outra cidade, não é mesmo? Mas essa era uma daquelas oportunidades que a gente não pode peder… nem fodendo (com o perdão da expressão). Aceitei o “desafio’ e quer saber? Deu tudo super certo!!

A oficina foi dada para alunos de ensino médio na maioria. Era um tipo de “Feira de Profissões/Encontro de Adolescentes”.. difícil explicar. Enfim, acho que seria um daqueles dias que eu gostava de ir no colégio..

Tá, então eu vou contar um pouco do qual era o objetivo da oficina, se é que vc continua interessado. Se aguentou até aqui, continue…

“A idéia é mostrar como o jovem pode participar dos assuntos que envolvem a sociedade como um todo, utilizando as ferramentas oferecidas pela internet. Entre elas podemos citar o Twitter, o Flicker e os blogs. Essas ferramentas são como janelas para o jovem interagir publicamente de forma mais fácil, afinal as últimas gerações nasceram com essa tecnologia.
Queremos vamos mostrar como o jovem pode se expressar politicamente e até mesmo ajudar em publicações jornalísticas de forma dinâmica, através de ferramentas comuns na internet.
De forma mais pessoal, como essas novas mídias e a participação dos jovens podem acumular experiência profissional. Como atualizar seu CV aderindo essas novas mídias? Discutindo principalmente no setor de humanidades, qual é o mercado para o profissional de comunicação e a diferença entre o mercado tradicional e o mercado digital. Quais são as perspectivas para o futuro na área da comunicação digital.”

Descrição das atividades que foram desenvolvidas:
“Primeira parte: Apresentação do tema “Mídia” e rápida discussão acerca das novas mídias e a importância dos jovens nesse contexto. Apresentação de ferramentas oferecidas pela internet e discussão das tendências do mercado de trabalho na área da comunicação digital.
Segunda parte: Oficina prática com o tema FOTOGRAFIA E PHOTOSHOP, que será o fio condutor da experiência que será realizada adiante. Demonstração de técnicas de fotografia digital e funcionamento da imagem digital. Apresentação do software Adobe Photoshop CS4 e técnicas de tratamento de imagem. “

Enfim, curti muito a experiência, foi uma ótima chance de “tentar” transmitir o pouco que eu acho que sei pras gerações futuras (embora não seja tão velho assim..). Agradeço demais ao pessoal do colégio que esteve presente, à Larissa djow, à coordenação da escola, ao senhor esquisito que me deu carona de volta pra Campinas e ao Ishida, claro!

 

Mais histórias já já eu conto =D

Sobre João Paulo

Data Intelligence na Ogilvy. Bacharel em Comunicação Social - Midialogia pela UNICAMP. Me dedico à compreensão, planejamento e execução de estratégias de comunicação em plataformas de mídias sociais. Leio muito sobre sobre Social Media e Transmedia Storytelling. Ver todos os artigos de João Paulo

Deixe um comentário

